
Porque alegria nunca é demais!
A empresária do segmento de moda e turismóloga Marilene Dotti Sartori, carinhosamente conhecida na comunidade como Bianca, filha de Gevaldino Dotti (in memoriam) e Lourdes Carra Dotti. A esposa de Claudimar Sartori é uma dessas figuras a quem costumamos lembrar com um sorriso no rosto e que, amanhã, comemora 27 anos de união. Natural do município de Antônio Prado, é formada em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul, ela comanda o espaço de moda Branca Rosa e vem conduzindo, ao lado da sócia Isis Guizzo Rosa, o projeto Esperienze, que juntas realizam, no próximo dia 3 de dezembro, mais uma edição da conversa com o escritor e filósofo Gilmar Marcílio, sobre felicidade, no Fica Café. Conheça um pouco mais da alegria de viver de Marilene, digo Bianca!
Que conexão lúdica faz com a sua infância? As visitas na casa da minha avó materna nas colônias de Antônio Prado. Lembro do cheiro do fogão à lenha, da casa de madeira e das bonecas de pano que ela fazia. Guardo comigo, até hoje, uma delas. Recordações cheias de amor e afeto.
O que é o bom da vida? O bom da vida é ter momentos felizes ao lado das pessoas que amamos. Sou apaixonada pela vida, adoro estar rodeada de amigos, do meu amor, Claudio, e da nossa família.
Qual a agem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse publicada? Meu casamento com Claudio Sartori, em 27 de novembro de 1993. O título seria Amor, Eterno Amor. Lembro de todos os detalhes como se fosse hoje. São 27 anos de muito companheirismo, respeito e amor.
Se pudesse voltar à vida na pele de outra pessoa, quem seria? Seria eu mesma, porém mais magra (risos). Amo a minha trajetória pessoal e profissional, sou realizada, não me vejo de outra maneira, que não seja sendo eu mesma.
Gostaria de ter sabido antes... que a alimentação é o que tem de mais importante para nosso organismo.
Qual é a sua história com o turismo, como começou e por que decidiu seguir por esse caminho? Vem desde 1988, quando me formei em Hotelaria pela Universidade de Caxias do Sul. Foi uma época de muito aprendizado. Mas, no término da faculdade, acabei também me apaixonando pela moda e seguindo carreira, até então, nesta área.
Um roteiro inesquecível da vida? Sem sombra de dúvidas, Terra Santa, formada por regiões de Israel, da Cisjordânia e da Jordânia. Nesses locais se am a maior parte das histórias bíblicas. Para os cristãos, é lugar do nascimento, pregação, crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Acompanhei um grupo em 2015 e me apaixonei pelo roteiro e pela conexão de fé que ele proporciona.
O turismo de Caxias do Sul está preparado para retomar o crescimento após a pandemia? Sim, o turismo regional está preparado e repleto de pessoas que querem fazê-lo crescer e prosperar. Cooperação, união e inovação são pilares para essa retomada. Acredito no turismo de Caxias do Sul.
Na sua opinião, qual a importância da sustentabilidade nesse meio? Fundamental. Não se separa mais turismo de sustentabilidade, é uma caminhada de mãos dadas.
A era digital vem beneficiando o turismo de diversas formas, tornando-o cada vez mais ível. Quais os pontos positivos e negativos em promover o turismo regional numa era em que quase tudo gira em torno da internet? Eu amo a internet, podemos navegar e pesquisar muito, saber sobre a história do lugar, a opinião de quem já vivenciou determinado roteiro, mas nada substitui o viver, a experiência. O cheiro, o sabor da culinária típica, a alegria e as amizades que se constroem em uma viagem. Vamos usar, cada vez mais, todas as mídias para propagar as nossas belezas, o jeito único com que recebemos nossos turistas e os encantos da nossa região.
Quais caminhos vislumbra para a promoção de um turismo gastronômico e voltado ao desenvolvimento pessoal com a Esperienze? Eu e a Isis Guizzo Rosa, minha sócia, temos como missão promover momentos felizes através de nossos roteiros. Queremos criar laços de amizade, explorar novos lugares, instigar para novos sabores. Tudo regado a muita alegria.
Um hábito que não abre mão? Rezar todas as manhãs pedindo proteção ao Espírito Santo.
Quais são os seus planos para o futuro? Continuar mantendo duas paixões: a minha loja, sempre atualizada e trazendo o conceito de moda atemporal para mulheres reais, e aliar ao meu projeto de vida, a Esperienze, criando memórias afetivas e trazendo roteiros cheios de alegrias para todos aqueles que também amam curtir a vida.
A melhor invenção da humanidade? Eu amo a luz. A eletricidade é, para mim, uma das invenções mais importantes e base para tantas outras.
Quais músicas não saem da sua playlist? As que levam alegria para o dia a dia e para a alma.
Um filme para assistir inúmeras vezes: todos os que tem final feliz. Quem me conhece sabe que adoro finais felizes na vida real e na ficção.
Uma qualidade: alegria.
Um defeito: acreditar em todas as pessoas.
Uma palavra-chave: amor.
Reflexão de cabeceira? Uma citação de um autor lembrado por Gilmar Marcílio em recente encontro: “Reconheço a felicidade pelo barulho que ela faz ao partir.” (Jacques Prévert)
.

Chocolate
Airto, Andreia e Aureo Romanzini e Cléber Oss Pires, fundadores da DeCacau, inauguram, hoje, uma loja conceito da marca que conta com a expertise dos empresários, com mais de três décadas de atuação no ramo e fábricas em Gramado e Flores da Cunha. Andreia e Cléber são os anfitriões para o grupo de adesão que irá conferir a loja que conta com mais de 200 opções para degustar, Espaço Kids, ambientes gourmets com tortas, bolos, pizzas, vinhos e café, nos domínios da Avenida Rubem Bento Alves.


Relax
A parapsicóloga Rosane Ramos Alessio, dona de um currículo de especializações em terapia holística, comanda o Rayan Espaço Terapêutico há 20 anos. Há três, ocupando um dos ambientes dedicados a saúde do Personal Royal Hotel, Rosane acaba de transferir o cargo istrativo para Henrique Fonseca, que além de assumir a coordenação do time de profissionais, combinará alta tecnologia com modernos procedimentos. Entre alguns dos produtos que a casa oferece, ganha destaque a hipnose e regressão, pedras quentes, banho de ofurô, reiki, massagem relaxante e a ventosa terapia.

Ao Vivo
A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas de Caxias do Sul promove, hoje, uma conversa sobre a importância de pensar futuros com o objetivo de inovar no presente, com o sociólogo Cristiano Borges Franco e mediação por Daniela Camargo, executiva do Simplás. A transmissão será feita pela página da ADCE Caxias do Sul no Facebook: @adcecaxiasdosul. A ação faz parte do projeto online Liderança com Valores.