• Uma resposta gerada no ChatGPT resulta na emissão de 10 a 50 gramas de CO2, o equivalente a 2 a 10 horas de funcionamento de uma lâmpada de LED de 10 watts;
  • Os data centers dos Estados Unidos hoje consomem entre 2% e 3% de toda a energia do país, mas isso deve triplicar nos próximos cinco anos e, mesmo com a previsão de usar 40% de energia solar e eólica, o restante (carvão e gás natural) vão representar em emissões extras de CO2 equivalentes a 16 milhões de carros a gasolina.
  • O que Sam Altman quis dizer com "nunca se sabe” não ficou explicado, mas não faltam especialistas para defender que concedamos às máquinas o mesmo tratamento que esperamos de outros humanos, já que a interação com inteligências artificiais só vai crescer no futuro. O gerente de design da Microsoft Kurtis Beavers disse ao site Futurism que boa etiqueta na comunicação com a IA dá o tom da resposta, e ajuda a gerar soluções não só mais respeitosas, como mais colaborativas também.

    Outros questionam que riscos pode haver se esta comunicação se tornar rude: o que as máquinas aprenderão com isso, e como pode retornar para nós? Se você pensou em Skynet ou na Matrix, não é mera coincidência. Mas também não é uma verdade, ao menos hoje em dia.

    Real, neste momento, é a necessidade de pouparmos recursos naturais e evitar descartes e emissões de todas as formas que houver.

    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO